Kailash Kora
imagem daqui
imagem daqui
Outras imagens aqui.
A segunda imagem, acima, retrata o início da peregrinação ao Monte Kailash, no Tibet. Parafraseio, acrescentando outros elementos:
Começo da Kora ao redor do Kailash ("Kora" é o caminho sagrado ao redor da montanha)
Aberto um século atrás, o Monte Kailash (6.658m) é cercado de mistério. A mais sagrada das montanhas sagradas era então apenas um mito para o mundo exterior. Assumida como permanecendo em algum lugar entre as vastas terras da China e o subcontinente indiano, ela permanecia escondida na terra perdida do Tibet. Para os tibetanos ela é Gangkar Ti Se ou Gang Rimpoche (Preciosa Montanha de Neve), e é reverenciada não apenas por budistas, mas também por milhões de hindús, jansenistas e seguidores de outras fés tradicionais.
Não se considerava escalar a montanha, por seu significado religioso. A primeira permissão para escalar foi dada a Reinhold Messner (1985), que pediu permissão para visitar as áreas circundantes. Mas ele não escalou. Desde que não foi dada outra permissão, alpinistas como Jesús Martinez Novaz planejaram uma expedição para uma "demonstração política contra degradação ambiental e por um alargamento da consciência global". Isso levou a protestos em escala mundial, de diferentes grupos de religiões, apoiados por famosos alpinistas, que rejeitavam a subida do Kailash.
Diz-se que a montanha foi escalada apenas no século XI, por um espiritualista e poeta tibetano chamado Milarepa.
0 comentários:
Postar um comentário