segunda-feira, 19 de maio de 2008

"Aluga-se barraca no cume da montanha"...


Esta semana, aqui no Paraná, ficamos sabendo pela lista de FEMESP, que está ocorrendo reservas de barraca no cume e acampamentos intermediários do Pico Paraná.

- Por Hilton Benke -

Como funciona? A pessoa procura pelo tal "guia",
e acerta com antecedência a viagem do carregador ao cume ou um abrigo intermediário do PP, deixando suas barracas para que este carregue e as deixem montadas, aguardando a chegada de seus donos no outro dia.

Questionei o "guia". Pelo raciocínio dele já imagina a resposta. Como ele não é montanhista, não consegue entender e nem muito menos formalizar uma opinião decente sobre a montanha. Ele imagina que o ambiente de montanha é para ser desfrutado por todos, montanhistas ou não, e que, da mesma forma que um comércio qualquer, deve levar a melhor quem pagar mais.

É a mediocrização definitiva deste impreciso esporte. Um "não montanhista" vendendo o seu parco conhecimento do esporte para "não montanhistas", guiando-os às montanhas.

E a justificativa empregada, é que nas mais altas montanhas da terra isso ocorre. Que no Aconcágua se aluga a barraca montada, com cama, mesa e banho, e a pessoa ainda pode cruzar boa parte do trajeto sentado sobre os lombos das confortáveis mulas de carga. Que no Everest...

Pois é bem este o ponto a chegar. O montanhismo está deixando seu caráter esportivo e tornando-se totalmente turístico. Hotéis e estradas surgem nas bases e cada vez mais o ser humano exerce seu poder sobre a natureza ríspida e fadigosa das montanhas.

Facilidades são implantadas dia após dia. Cordas fixas são colocadas do início ao fim das mais altas montanhas do mundo. No Brasil correntes e escadas retiram o pouco da aventura que um trekking pelas montanhas poderia proporcionar.

E logo, quando as montanhas estiverem sujas e poluídas, com suas encostas rodeadas por casas, hotéis e estradas, quando tudo de bom estiver enfim acabado, estas pessoas simplesmente deixarão de freqüentar estes ambientes "perigosos".

Texto reproduzido de AltaMontanha.com

0 comentários:

Search This Blog

Followers

  © Free Blogger Templates Photoblog III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP